Em
A Voz da Feira

2022/12/22

CHEDV realiza ação de formação de Suporte Básica de Vida e Desfibrilhação Automática Externa

Concelho

O Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga (CHEDV) realizou um curso de Suporte Básico de Vida e Desfibrilhação Automática Externa (SBV e DAE) a forças de segurança do Município de Santa Maria da Feira. A formação decorreu no dia 16 de dezembro nas instalações da Escola Luís Vega em São João da Madeira.

A ação de formação, inserida nas comemorações do 15º aniversário da Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) do CHEDV, foi frequentada por seis agentes da Polícia de Segurança Pública (PSP) da Esquadra de Santa Maria da Feira e seis militares da Guarda Nacional Republicana (GNR) do Destacamento de Santa Maria da Feira, que a partir de agora ficam com as suas competências fortalecidas para o desempenho da sua missão quando em colaboração com as equipas de emergência. 

A paragem cardiorrespiratória (PCR) é um acontecimento súbito, constituindo-se como uma das principais causas de morte em todo o mundo. Os procedimentos específicos aumentam de forma significativa a probabilidade de sobrevivência em caso de PCR, sendo a pronta e correta execução de SBV (e DAE) essenciais para reduzir a mortalidade e sequelas associadas à PCR.

 O CHEDV dispõe de uma equipa de formadores certificados pelo INEM em várias valências pedagógicas. Os formadores da Escola Luis Vega são todos peritos na área da emergência médica com vasta experiência no cuidado ao doente crítico. A equipa de formação é composta por Médicos e Enfermeiros, profissionais do CHEDV oriundos de vários serviços, que diariamente lidam com situações de PCR e/ou situações de peri-paragem cardiorrespiratória. 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Daguida sobem ao palco do Cineteatro António Lamoso este sábado
23/01/2026
Detido suspeito de três esfaqueamentos em Santa Maria da Feira
23/01/2026
Lusitânia de Lourosa ruma a Chaves em jogo da Liga Portugal 2 Meu Super
22/01/2026
Convento dos Lóios acolhe exposição “Mater Dolorosa: a Cruz do Senhor me guarde”
22/01/2026
Procissão não saiu à rua mas a tradição manteve-se viva
21/01/2026
Fogaceiros infelizes na receção aos açoreanos do Horta
21/01/2026
Andebol Feminino Feirense/Movit continua a somar pontos
20/01/2026
EUROPEUS E SUL-AMERICANOS FINALMENTE DE BRAÇO DADO
20/01/2026