Em
A Voz da Feira

2025/09/29

Feirenses convidados a participar em espetáculo da Festa das Fogaceiras

Concelho

Estão abertas as inscrições para a oficina “Palavra, Memória e Performance”, no âmbito da programação da Festa das Fogaceiras.

A comunidade feirense é chamada a participar no processo criativo da performance “Que Som? Que Música? Só o Mundo – Fogaça, Voto e Memória”, integrada na programação cultural da Festa das Fogaceiras. “Palavra, Memória e Performance” é uma experiência formativa artística e sensorial, que contempla uma oficina semanal, entre outubro e dezembro, e culmina com a estreia do espetáculo no Castelo da Feira, integrado na Mostra de Fabrico da Fogaça. As inscrições estão abertas até 3 de outubro.

Com este projeto pretende-se valorizar a história e a tradição da fogaça, potenciando uma interação profunda entre a oralidade, a memória e a performance. Através da recolha sonora e escrita, a comunidade passa de observadora a protagonista do seu património imaterial, culminando numa apresentação que é, acima de tudo, um ato de partilha e de celebração coletiva.

Dinamizado pelo autor e performer feirense Diogo Divagações, este processo criativo a desenvolver com a comunidade integra nove sessões de trabalho, entre outubro e dezembro, sempre às quintas-feiras, das 18h00 às 22h00, no Imaginarius Centro de Criação, bem como dois ensaios gerais e uma apresentação em estreia no âmbito da Mostra de Fabrico da Fogaça da Feira, agendada para 9 de janeiro.

Esta oficina é aberta a todos os interessados a partir dos 16 anos, mas a preferência será dada a candidatos com alguma experiência artística ou grande sensibilidade para a escrita e representação, sendo fundamental a disponibilidade para participar em todas as sessões agendadas.

Entre memória e reinvenção, esta criação pretende reunir participantes de diferentes gerações e experiências de vida, num percurso que revisita a tradição da fogaça e do voto a S. Sebastião. Entrevistas, registos sonoros e gestos partilhados convergem numa performance que dá corpo às vozes e transforma recordações em expressão poética e performativa.

No castelo de Santa Maria da Feira, o público será conduzido por vozes e personagens nascidas destas oficinas de criação, atravessando sons e fragmentos de memórias que renovam o património imaterial e o devolvem à comunidade como experiência comum.

 

Fonte/Foto: CM Feira

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Autarquia da Feira continua com desempenho financeiro exemplar
7/11/2025
Igreja Matriz de Nogueira da Regedoura recebe Ciclo de Órgão de Tubos
7/11/2025
Município de Santa Maria da Feira comemora a excelência desportiva local
6/11/2025
ULS Entre Douro e Vouga obtém Pré-acreditação internacional no tratamento da Insuficiência Cardíaca
6/11/2025
PJ detém padrasto por abuso sexual de menor em Santa Maria da Feira
5/11/2025
Festival Teatro de Rua recebe alunos de escolas de circo mundiais
5/11/2025
Câmara da Feira inicia novo ciclo com a tomada de posse dos órgãos municipais
4/11/2025
GOVERNANTE ‘COM PALAVRA’ NÃO DEVIA SER NOTÍCIA
4/11/2025